Desapego

terça-feira, 12 de março de 2013

Cronograma Capilar e a transicão

TRANSIÇÃO

A transição é um movimento que está  crescendo fortemente nos  Estados Unidos e também no Brasil, com o objetivo de abandonar químicas alisantes e utilizar principalmente produtos naturais para recuperar cabelos cacheados, ondulados e crespos e acima de tudo recuperar a auto estima de mulheres que perderam sua identidade devido a cultura de que bonito é ter cabelo liso.

A transição abriu nas redes sociais uma comunicação gigante de informações, onde mulheres do mundo todo trocam técnicas, nomes de produtos e princípios ativos que valorizam os cabelos ondulados e crespos no seu natural.

MEU CABELO

Eu, particularmente, estou apaixonada por tudo isso. Tenho cabelos cacheados e perdi toda a textura natural dele. Sempre escutava a mesma coisa sobre o porque não alisava meus cabelos para baixar o volume dele. Muitas vezes vi pessoas rindo dos meus cabelos com creme ou com gel para realçar os cachos. Como se eu fosse uma mulher menos moderna por mater o cabelo cacheado. Infelizmente me deixei levar e por 4 anos fiz progressiva no cabelo.

Ele ficou por um tempo bonito, mas por mais que cuidasse, ( EU HIDRATO TODA SEMANA)  meus fios começaram a cair bastante e ainda por cima tive que aumentar a frequência do alisamento, pois parecia não dar o mesmo resultado.

Bem, chega de conversa mole e vamos para o método.

MEU MÉTODO

1. Cada menina monta seu método de acordo com as orientações da transição; Os produtos e métodos mudam de acordo com a textura do seu cabelo e o quanto ele precisa de hidratação e técnicas para cacheá-lo.

2. Os produtos também mudam, e os diversos blogs ajudam a indicar os melhores e suas experiências. Não é necessário produtos caros.

3. Coloque sempre produtos naturais em suas hidratações;

4. Tenha disciplina em seu cronograma;

5. Esqueça chapinhas, babyliss e secadores; Use eles apenas em ocasiões especiais, lembre-se que eles estragam o cabelo, mesmo quando usamos produtos proterores. E se o objeitvo é recuperar o fio, vamos lá e tenha bom ânimo em deixar eles respirarem livres;

6. A pior parte - APRENDER A LER COMPONENTES QUÍMICOS NOS PRODUTOS. (Esta parte ainda estou batendo cabeça). Existem alguns produtos que são péssimos para cabelos como o nosso, alguns tipos de silicone, parafina e óleos que não cuidam e apenas grudam e ressecam o cabelos.

AS ETAPAS

HIDRATAÇÃO - Repoem água aos cabelos. (Produtos naturais e Pantenol- Aloe vera, mel, frutas, jaborandi - por exemplo).

UMECTAÇÃO - Devolve oleosidadade aos cachos - Lípideos. ( Óleos vegetais - Azeite de Oliva extra- virgem e óleo de coco extra-virgem).

NUTRIÇÃO - Alimenta os cabelos - nutri as madeixas. (Manteigas vegetais e hidratantes a base de manteigas e proteínas - manteigas de katité macadamia, cupuaçu - encontradas em casa de produtos naturais). Algumas meninas unem a umectação com a nutrição, mas meu cabelo ficou melhor separando em etapas.

RECONSTRUÇÃO - Reconstrói cabelos quebradiços e acabados pelas químicas. (Produtos a base de queratina e seus componetes - são os produtos mais fáceis de encontrar - queratina, arginina etc...).

FITAGEM - Imprescindível para manter os cachos, proteger os cabelos e manter a hidratação através de cremes para pentear e fibnalizadores em suas diversas formas e texturas. Existem vários métodos como amassadinho, twist, fazer cachos entre muitos outros.

BIG CHOP - Corte de cabelo onde é o grande momento de tirar todo o alisamento do cabelo.

MEU CRONOGRAMA

Cada pessoa monta deu cronograma levando em consideração o estado do seu cabelo, o valor que você pode pagar por produtos e principalmente o seu tempo disponível.



Vou deixar aqui alguns endereços de blogs e videos que poderão ajudar muito a entender a textura do seu cabelo e os componentes de produtos.

BLOGS
Cantinho da Nanda - http://nanda-beleza.blogspot.com.br/
Eu sou Crespa - http://www.eusoucrespa.com.br/
Ame seu crespo - http://ameseucrespo.blogspot.com.br/
Liberte os cachos - http://www.ronaldoliberteoscachos.com.br/

VÍDEOLOGS
Belo Crespo (ESSE ME AJUDOU MUITO) - http://www.youtube.com/user/belocrespo
Amanda Barboza - http://www.youtube.com/user/flordecachos
Raiza Nicácio -http://www.youtube.com/user/rayzabatista
Mi Shirai -http://www.youtube.com/user/michellealb



EU INDICO -> ESTE VÍDEO ESTÁ CANAL DA AMANDA GIL - Eu ainda não a conheço, mas agradeço por tudo que ela tem me ensinado. Este vídeo é um documentário americano sobre a transição, está traduzido e é de uma delicadeza...lindo demais!!!

Fiquem com Deus!
M-lyn

2 comentários:

  1. Bom dia M-lyn, sou Ângela do DF, estou sem usar quimica a 2 anos, porém neste período continuei com a escova e chapilha.
    Tive como resultado um cabelo totalmente liso na frente e o resto com cacho. Hoje faz um mês e 3 dias que abandonei a escova e a chapinha, e ja estou sentindo a diferença nos meus cabelos.

    ResponderExcluir
  2. Ângela,

    Sei como é difícil, estou entrando no meu sexto mês sem alisantes nos cabelos, e ainda tenho sofrido bastante para me adaptar principalmente agora no inverno. Por enquanto, estou firme no propósito e caprichando no cronograma. O que vale a pena é sentir o brilho e o toque do cabelo natural, ver ele crescendo forte e com a fibra bonita. Vai me contando como anda seu tratamento para me dar força também!

    Beijos,
    Fique com Deus!
    M-lyn

    ResponderExcluir